segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Princípio do Poluidor Pagador em França

Noticia de www.correiodamanha.pt
15 Setembro 2008 - 13h52

Instaurado em França

‘Imposto piquenique’ contra resíduos não recicláveis

O Governo francês tomou a decisão de instaurar um imposto sobre pratos, talheres, guardanapos e copos descartáveis, designado de “imposto piquenique”, com o intuito de tentar reduzir a produção de resíduos não recicláveis.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro francês do Desenvolvimento Sustentável, Jean-Louis Borloo, salientando que o imposto será incluído na próxima lei de finanças e apenas dirá respeito aos produtos que não possam ser reciclados.


Segundo o ministro, o imposto pode atingir os 90 cêntimos por quilo de pratos ou de copos em cartão, apesar de “os valores definitivos ainda não estarem decididos”.


O ministro explicou que “já existe um imposto sobre os produtos muito poluentes: detergentes, óleos, pesticidas”, pelo que “estava previsto que a medida abrangesse outros produtos, como os pratos e os copos em plástico e cartão não recicláveis, para financiar os produtos reciclados”.


“É bom começarmos a reduzir o nosso lixo”, alerta Borloo, na medida em que cada pessoa produz, em França, uma média de 360 quilos de resíduos por ano.

Nenhum comentário: